Irmandade Progressista realiza seu 3º Encontro Nacional em Belo Horizonte
Empossa sua nova direção e reafirma os ideais progressistas
Foi realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, nos dias 2 a 4 de agosto, o 3º Encontro Nacional da Irmandade Progressista. O evento teve lugar no Templo Nobre, à Rua Rio de Janeiro, 985, região central da capital mineira.
Os trabalhos foram precedidos por uma confraternização realizada na noite de sexta-feira no Bar do Clóvis, no bairro Savassi. No sábado o irmão Amir Saleh, coordenador geral, abriu o Encontro declarando que o irmão Neemias Ramos Freire foi eleito para sucedê-lo no biênio 2024-2026, sendo auxiliado pelos Irmãos Unadir Gonçalves Júnior (vice-coordenador geral), Paulo Vicente da Silva (secretário), Djair Milton Rodrigues de Lima (tesoureiro) e Roberto José Siebra Maia (vice-tesoureiro). A nova direção da Irmandade progressista tomou posse durante o 3º Encontro Nacional.
Ainda na abertura, foi feita uma merecida e comovente homenagem à irmã Dulce Inês Insfran Guimarães de Oliveira, que passou ao Oriente Eterno em 21 de março deste ano, e que desde 2020 teve presença efetiva na organização, estruturação e defesa de nossos princípios e valores.
Em seguida o coordenador leu o “Manifesto da Irmandade Progressista”, destacando a importância do coletivo em inspirar e ajudar Lojas progressistas.
Também ressaltou as “Rodas de Conversa” realizadas ao longo do período, bem como a repercussão alcançada do conteúdo das “Notas Públicas” sobre o apoio ao Grande Oriente do Brasil (GOB), por ocasião da recepção aos ministros do Supremo Tribunal Federal e sobre o repúdio ao conflito Israel-Palestina. Depois de asseverar a necessidade de se continuar atento à ascensão da extrema direita no Brasil iniciou-se a palestra do irmão Nilton Pereira dos Santos, sobre “Moral e Ética na Maçonaria”, seguida de amplo debate.
Na parte da tarde, sob a coordenação do irmão Kleber Hartung, os presentes dividiram-se em três grupos, para identificar os problemas mais comuns que os irmãos observam tanto em suas Lojas como na Maçonaria. O afastamento dos ideais e dos princípios maçônicos, embora inscritos na constituição de todas as potências, recebeu o maior número de indicações, seguido pelo conservadorismo e pela formação maçônica deficiente. Nesse sentido, não bastando apenas a identificação dos problemas, os participantes apresentaram propostas de ação da Irmandade Progressista para mitigá-los.
No domingo, após a prestação de contas do evento, os irmãos concordaram com a proposta de realização do 4º Encontro Nacional da Irmandade Progressista na cidade de São Paulo, nos dias 5 a 7 de junho de 2026 – que passará a ter periodicidade bianual, com a realização de Encontros Regionais nos anos ímpares.
Fica por fim o agradecimento ao irmão Unadir Gonçalves Júnior e demais irmãos de Minas Gerais, anfitriões do 3º Encontro Nacional, e a expectativa de que a nova direção consiga levar adiante a consolidação da Irmandade Progressista para fortalecimento dos ideais da Maçonaria.