3º Encontro Nacional da Irmandade Progressista

 FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO Belo Horizonte, 2 a 4 de agosto de 2024 Tema: A Maçonaria e a reafirmação de seus princípios progressistas A Maçon...

18/06/2024

Nota pública de apoio ao GOB por ocasião da recepção aos ministros do STF

 

Nota pública de apoio ao GOB por ocasião da recepção aos ministros do STF

No dia 13/06/2024 o Grão-Mestre Geral Ademir Cândido da Silva recebeu, na sede do GOB, o Presidente do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso, acompanhado do também Ministro do Supremo Kássio Nunes Marques. Veja aqui maiores detalhes.

Tratou-se de uma visita de cortesia, onde os Ministros do Supremo foram recebidos pela alta administração do GOB e conheceram sua sede, o Museu da Maçonaria e o Templo Nobre da Soberana Assembleia Federal Legislativa. Puderam conhecer também um pouco mais sobre o sistema republicano que rege o Grande Oriente do Brasil, bem como os princípios gerais da maçonaria.

A atitude do Grão-Mestre Geral do GOB, de republicanamente receber representantes do STF do Brasil, merece ser exaltada e aplaudida, ainda mais num momento em que alguns maçons extremistas de direita tentam descredibilizar o Poder Judiciário brasileiro, e passar ao mundo profano que a Maçonaria é um reduto dessa linhagem de pensamento político. O que não é verdade, e tampouco se coaduna com os ideais maçônicos.

Com muita propriedade o Grão-Mestre Geral esclareceu aos senhores Ministros que “por sermos uma instituição instalada nos 27 estados da federação, temos membros conservadores, liberais, de esquerda, de direita, de centro, ou seja, nossa instituição é plural e livre das amarras partidárias e doutrinárias”.

Por conta dessa franqueza e por ter dito a verdade, o Grão-Mestre Geral passou a ser hostilizado por esse grupo de extrema direita, que com a agressividade e o radicalismo que lhes são peculiares, acostumados a agredir e ofender dentro das Lojas os irmãos que pensam diferente, tentam descredibilizar a fala do Soberano Grão-Mestre, como se este não tivesse legitimidade para falar pelo GOB. Quem não tem autoridade, legitimidade e tampouco procuração para falar pelo GOB e muito menos pelo conjunto dos maçons brasileiros é esse grupo extremista. Grupo que tenta transformar uma associação secular, que defende a democracia, os poderes constituídos e o respeito às autoridades legitimamente eleitas e constituídas do Estado numa associação pária, em desrespeito às leis e à Constituição do Brasil.

Por tudo isso, a Irmandade Progressista, coletivo de maçons dedicado à defesa dos princípios centenários da maçonaria, parabeniza o Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Soberano Ir∴ Ademir Cândido da Silva, por sua coragem de dirigir esta que é uma das maiores potências maçônicas do mundo, sem se deixar levar pelo extremismo político profano, mantendo-se na defesa da Maçonaria como uma entidade apartidária e dedicada à defesa da pátria e da humanidade, que levanta templos à virtude e cava masmorras aos vícios.

A Irmandade Progressista se coloca, então, ao lado do GOB, bem como daqueles que defendem uma Maçonaria fraterna, justa e que respeita as leis do Estado brasileiro e os poderes legitimamente eleitos e constituídos. Rechaçamos os ataques covardes vindo de maçons que tentam trazer o pior da política profana para dentro dos templos maçônicos, que a nosso ver rasgam nossos rituais e leis e tentam fazer vergar a seus caprichos políticos todos os maçons livres pensadores.

Viva a Maçonaria brasileira! Viva os princípios da Ordem maçônica! Abaixo o extremismo e o radicalismo em seus templos!

Brasil, 18 de junho de 2024 (E∴V∴)
 
 
 



A "Nota pública de apoio ao GOB por ocasião da recepção aos ministros do STF", produzida pela Irmandade Progressista <www.irmandadeprogressista.org>, está licenciada com uma Licença Creative Commons – Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional <https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR>. O trabalho está disponível em:

https://www.irmandadeprogressista.org/2024/06/apoio-gob-stf.html

Este texto pode ser compartilhado e distribuído em qualquer suporte ou formato. Porém, não pode ser alterado, e deve ser mantida a referência à Irmandade Progressista e ao link de origem.

Sugestão para citação:

IRMANDADE PROGRESSISTA. Nota pública de apoio ao GOB por ocasião da recepção aos ministros do STF. São Paulo: 2024. Disponível em: https://www.irmandadeprogressista.org/2024/06/apoio-gob-stf.html. Acesso em: 18 jun. 2024.