IRMANDADE PROGRESSISTA REALIZA SEU 2º ENCONTRO NO RIO DE JANEIRO
O coletivo de maçons Irmandade Progressista realizou nos dias 5 e 6 de agosto, no Rio de Janeiro, o seu 2º Encontro Nacional. O evento, que teve lugar na sede do Instituto de Pesquisas da Cultura Negra (IPCN), recebeu cerca de 30 inscrições e teve a presença de 25 irmãos e irmãs dos Estados do Rio de janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Ceará.
Na sexta-feira, 4 de agosto, os inscritos participaram de um jantar de confraternização, fato que se repetiu no sábado, quando houve a oportunidade de muitos se conhecerem pessoalmente, já que as atividades da Irmandade Progressista têm se desenvolvido majoritariamente de forma virtual.
No sábado, o 2º Encontro foi aberto pelo coordenador da Irmandade Progressista, Amir Mostafa Saleh, que agradeceu ao irmão Márcio Madeira, presidente do IPCN, a cessão do espaço para os trabalhos. Em seguida, após a leitura do manifesto da Irmandade Progressista, o coordenador Amir fez um relato das atividades da Irmandade Progressista desde o 1º Encontro em São Paulo, e em seguida os presentes leram o Salmo 133 numa cadeia informal de união. Prosseguindo o evento, a palavra foi passada aos palestrantes Emanuel Cancella, Francisco Soriano e Júlio Tavares, que fizeram uma análise da conjuntura sociopolítica do país, com destaque para a fala do professor Julio Tavares, que tratou do brutalismo e da necropolítica no mundo atual, citando estudos do filósofo camaronês Achille Mbembe.
À tarde, os trabalhos continuaram com a divisão em grupos para tratar dos temas Formação Política (Grupo 1), Estrutura Administrativa Nacional e Regional (Grupo 2), Comunicação (Grupo 3), Projetos e Execução (Grupo 4), Engajamento (Grupo 5) e Loja Progressista (Grupo 6). As propostas apresentadas pelos grupos foram levadas à plenária final e constam do relatório do 2º Encontro.
No domingo, os trabalhos foram retomados pela manhã para avaliação, prestação de contas e escolha da sede do próximo Encontro Nacional, ficando decidido por unanimidade que o evento será realizado na cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. Entre os pontos positivos destacados, estiveram a troca de ideias, a possibilidade de conhecer irmãos e irmãs pessoalmente, o fato de o encontro ter sido realizado no IPCN e a confraternização ocorrida nos dias do evento.
Neemias Freire