14/08/2021

Manifesto

 A Irmandade Progressista é um coletivo de Maçons, progressista e evolucionista, que prima pela defesa obstinada dos princípios da Maçonaria. Em especial pela defesa da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade.

Condenamos enfaticamente a intransigência, o sectarismo político e religioso, a superstição, a tirania e a ignorância.

Defendemos a liberdade de expressão e combatemos o uso da violência, de qualquer tipo, para a consecução de nossos objetivos. Não aceitaremos ou deixaremos de combater o que consideramos ferir os princípios de nossa Ordem, pois segui-los é o que nos faz ser Maçons.

Em função dessas considerações, trabalhamos contra as atitudes que contrariem os princípios maçônicos, principalmente aquelas que:

  • Incentivem a violência, de qualquer tipo;
  • Defendam posições derivadas dessas violências, como assassinatos e espancamentos;
  • Preguem censura à imprensa ou qualquer tipo de restrição às liberdades individuais e coletivas;
  • Defendam ditaduras, de quaisquer matizes ideológicas;
  • Defendam o uso da força nas disputas políticas;
  • Façam apologia ou defendam a tortura, o crime e outros abusos físicos ou psicológicos;
  • Discriminem pessoas por sua origem racial ou étnica, por gênero, condição social, orientação sexual, política e religiosa.
Nosso grande objetivo é que a prática dos princípios e valores maçônicos sejam nossa principal preocupação e atividade.

A Irmandade Progressista, além de defender os princípios históricos da Maçonaria, irá combater, dentro ou fora de Lojas e Obediências, as ofensas a esses princípios. Não aceitaremos que irmãos ou organizações maçônicas desrespeitem os princípios da Ordem e, sob hipótese alguma, que a esse pretexto promovam ofensas a seus irmãos.

Não aceitamos que Lojas e Obediências sejam cooptadas para defesa de políticas que ofendam e se contraponham aos princípios progressistas, que são históricos e naturais à Maçonaria.

Roda de Conversa com Mauro Tippi - Um projeto filosófico para o Rito Brasileiro

Início em 25/04/2024, quinta, às 19h30 Clique aqui para participar A IRMANDADE PROGRESSISTA CONVIDA PARA RODA DE CONVERSA Um Projeto Filosóf...